História da trigonometria
A trigonometria tem na sua origem a aplicação de processos matemáticos eminentemente práticos para determinar distâncias que não podiam ser avaliadas diretamente.
Surgem, assim, aplicações na resolução de problemas em vários domínios, com maior destaque para a astronomia e a navegação.
Com o passar do tempo a trigonometria liberta-se da astronomia e vê o seu campo de ação mais alargado.
Em termos cronológicos, de forma simplificada podem ser mencionados alguns marcos na sua história:
-
no séc. V a.C., Hipócrates de Quios, estudou relações entre arcos de circunferência e respetivas cordas;
-
no séc. III a.C., Arquimedes de Siracusa , na sequência do trabalho desenvolvido para calcular o perímetrode um círculo, dado o raio, calculou o comprimento de grande número de cordas e estabeleceu algumas fórmulas trigonométicas;
-
no séc. II a.C., é atribuída a Hiparco de Niceia a autoria das principais tábuas trigonométricas;
-
Ptolomeu, astrónomo grego do séc. II d.C., que influenciou o desenvolvimento da trigonometria durante séculos;
-
no séc. XVI, a aplicação da trigonometria na resolução de problemas algébricos é feita pelo matemático Viète, que estabeleceu algumas fórmulas.
-
atualmente, para além da trigonometria estar relacionada com a resolução de problemas envolvendo triângulos, aparece associada a certas funções de ângulos, denominadas de funções circulares, goniométricas ou trigonométricas.
A palavra trigonometria teve origem na Grécia e provém das palavras trigonos (triângulo) + metrûm (medida). Etimologicamente, significa medida de triângulos.
