Estatística
Para falar em moda não faz sentido falar no seu cálculo, mas sim na procura do valor da variável, quantitativa ou qualitativa, que ocorre mais vezes, isto é, que tem maior frequência absoluta. A esse valor dá-se o nome da moda.
Sendo, , os k valores distintos de uma variável estatística, chama-se moda ao valor ou valores que têm maior frequência absoluta e representa-se por Mo.
A moda pode ter distribuição bimodal caso, haja dois valores da variável que têm a maior frequência absoluta e essa frequência seja a mesma, diz-se então que há duas modas.
A distribuição modal pode ser também multimodal caso, haja mais de duas variáveis com a maior frequência absoluta e essa frequência seja a mesma.
No caso de não existir moda, por exemplo se todos os valores tiverem igual frequência absoluta, a distribuição diz-se amodal.
Moda
Classe modal e moda
À classe com maior frequência absoluta dá-se o nome de classe modal.
A moda da distribuição é um valor que pertence à classe modal.
Para se fazer uma localização aproximada da moda, na classe modal, pode-se construir um histograma das frequências absolutas e unem-se os vértices superiores do retângulo, correspondente à classe modal, aos vértices dos retângulos adjacentes.
(histograma)
A moda revela apenas o valor ou modalidade mais frequente, o que é bastante importante em muitos estudos, porém não há qualquer informação sobre os outros valores.
A moda é adequada para caracterizar situações em que sejam visados os “casos mais usuais”.
-
Por exemplo, um fabricante de calçado pode estar interessado em saber as medidas de sapatos que mais se vendem.
-
Em linguagem corrente pode dizer-se que escolher a moda é equivalente a dizer que “ganha a maioria”, como acontece, por exemplo, nas eleições presidenciais.
-
Há ainda outras situações em que a escolha é também feita pela moda, mas impõe-se que ela atinja determinada frequência. É o que acontece, por exemplo, no nosso país, para que seja viável a Revisão
-
Constitucional: à moda, tem de corresponder uma frequência igual a, pelo menos, 2/3 do número de deputados eleitos.